“Pessoas no ponto de desespero” – um momento missionário
Biu, uma missionária da SIM da Ásia, veio trabalhar com refugiados no Sudão do Sul há seis anos.
Quando Biu se mudou para o Sudão do Sul, apercebeu-se rapidamente de que os métodos tradicionais de partilha da Bíblia nem sempre funcionavam, porque muitas pessoas são analfabetas.
Ela disse: “A maioria das mulheres não tem instrução e não sabe ler. Para além disso, não há quase nada escrito na língua delas, nem mesmo a Bíblia. Por isso, peço-lhes um pouco do seu tempo – cerca de 15 minutos – e leio-lhes a Bíblia, explicando-lhes o que significa. Depois, peço-lhes que repitam os versículos depois de mim para os ajudar a lembrarem-se”.
Biu também partilha um filme sobre a vida de Jesus e uma imagem gráfica das Boas Novas que explica visualmente o Evangelho. Também lhes dá bíblias áudio para tornar as Escrituras mais acessíveis.
Visita as mulheres todas as semanas para partilhar mais escrituras e orar com elas. Quando regressa, vê que elas se estão a lembrar dos versículos e que a semente das Escrituras está a criar raízes. Apesar das suas vidas ocupadas, sempre que Biu regressa, as mulheres com quem se tem encontrado estão entusiasmadas por se sentarem e aprenderem mais.
Ela disse: “Quando vim para cá pela primeira vez, parecia mesmo um país não-alcançado, e eu encontrava pessoas desesperadas que ainda não tinham ouvido o Evangelho. Mas agora, parece que o Evangelho está em todo o lado, nos campos e na comunidade à minha volta! Não é só o SIM; há muitas organizações missionárias e grupos cristãos. As pessoas estão a ouvir as boas notícias”.
Este artigo completo pode ser lido em inglês em Biu partilha o evangelho num campo de refugiados do Sudão do Sul – SIM.Org – SIM