“As crianças me deram um novo nome” – um momento missionário

No primeiro dia, meu plano de aula não estava dando certo, mesmo eu tendo preparado tudo antes. Eu não sabia por onde começar. As crianças faziam muito barulho e não pareciam prontas para um professor novo. Pedi a Deus que me ajudasse a chamar a atenção delas. De repente, uma música veio à minha mente: “Um gafanhoto do brejo”.
Em um minuto, todos aprenderam a canção e começaram a cantar junto. Comecei a dançar com eles do meu jeito, mostrando como o gafanhoto anda no brejo. Foi engraçado! Todas as crianças se juntaram à dança e à caminhada. Algumas crianças de outras turmas até saíram de suas salas para se juntar à nossa, porque a sala era coberta de sapé, então era fácil ver e pular de uma sala para outra. Quando dissemos: “Agora acabou, todos para suas salas”, ninguém queria ir!
Acabamos tendo uma aula combinada de educação religiosa até o dia em que fui embora. As crianças adoraram minha aula e me deram um nome novo: Sr. Gafanhoto. Hoje em dia, sempre que passo perto da escola, que fica perto da estrada principal, as crianças ainda se lembram de mim e me lembram de tudo o que ensinei.
O mais engraçado é que elas se olham e dizem: “Olha, o Sr. Gafanhoto está chegando!”. Às vezes, quando estou andando na vila, ouço algumas crianças cantando a música porque me viram. Através da canção, consegui construir um laço forte com as crianças e também aprendi a trabalhar com elas, o que tem me ajudado muito no meu novo campo missionário!
— Francis Kuntenga, missionário malauiano em Moçambique