Notícias: Conferênçia Global de Missões do Luso-África
De 1 á 5 de junho de 2023, realizou-se em Luanda, Angola, a Conferênçia Global de Missões do Luso-África, no Bom Jesus, com cerca de 90 participantes de 12 países. A conferência teve como objetivo unir, treinar e empoderar ministérios para acender e espalhar a chama do Evangelho na Luso-África. Um dos formadores, George Akpabli, do Gana, teve grande sucesso como missionário nas nações africanas de língua francesa. Mas “eu estava a fazer convertidos, não discípulos”, disse ele. “Vêm aos domingos, põem dinheiro no cesto e dizem: ‘Deus, fica contente comigo’. Em três meses, vãose embora. Estou demasiado ocupado a batizar outra pessoa para reparar nisso.” Em vez de espalharem o Evangelho sem um bem a longo prazo, os líderes querem ver o discipulado como uma prioridade.
Os participantes passaram por uma formação baseada no método dos Quatro Campos, que segue quatro fases de desenvolvimento da igreja: entrada (campo vazio), Evangelho (campo semeado), discipulado (campo germinado) e formação da igreja (campo colhido).
Os formadores foram: Douglas Boateng, um ancião da igreja e empresário no Gana; Charles Odoi, ministro da Igreja de Cristo, Odorkor em Accra, Gana; George Funk, da Gospel Share Missions, da África do Sul; George Akpabli, antigo diretor do Centro de Formação Bíblica no Benim; e Bright Kamunika, diretor do Daybreak Bible College, na Zâmbia.
Um dos alunos, Armindo Lázaro, disse que muitos pregadores “têm a ideia de que a evangelização é uma coisa complicada e intransponível, mas esta formação mostra que é realmente simples”. Ele planeia regressar a Moçambique e encontrar pessoas de paz para chegar às zonas rurais em redor da sua cidade, Nampula. O método dos quatro campos utiliza uma abordagem simplificada das Escrituras chamada Estudo Bíblico por Descoberta, de modo a que o plantador de igrejas discipule uma pessoa de paz e novos convertidos e os treine para plantar novas igrejas, recomeçando o processo.
A ideia da conferência foi inspirada por Nathan Holland, um missionário que trabalha em Angola desde 2011. Ele queria ver os cristãos dos países lusófonos de Africa reunidos, e conseguiu que isso acontecesse este ano. Ele co-fundou a Luso-Africa Mission Partners (LAMP) International, uma organização sem fins lucrativos que equipa os africanos para se tornarem “professores fiéis das Escrituras, líderes de igrejas saudáveis e discípulos crescentes de Jesus”. A LAMP traduz e produz literatura bíblica portuguesa, em parceria com membros de igrejas em Portugal e no Brasil. Contacte info@lamp-international.org para mais informações.