Grupos étnicos: os Toposa
Os Toposa são um grande grupo agropastoris com uma população estimada em 500.000 habitantes. Eles vivem em três comunidades no Estado Equatorial Oriental (EES) do Sudão do Sul – Kapoeta Norte, Leste e Sul – assim como na vizinha Etiópia.
Cultura e vida cotidiana
Este povo vive do gado bovino, ovino e caprino. Os meninos começam por cuidar de cabras e ovelhas e passam a cuidar do gado bovino quando atingem a maior idade. Na época chuvosa, os animais pastam perto das aldeias. Quando as chuvas terminam, os homens levam os rebanhos para pastagens da estação seca e regressam quando começa a próxima época chuvosa.
O Sorgo é a cultura principal. Os Toposa também cavam à procura de ouro e outros minérios preciosos nos leitos dos riachos.
Todo evento social importante implica a entrega de vacas oferecidas como pagamento ou pacto. Isso pode exercer uma pressão sobre as relações entre vizinhos, quando não há vacas suficientes para pagar o lobolo (preço da noiva) da primeira esposa. Consequentemente, a consideração tribal é de roubo provocado de gado entre a maioria das tribos vizinhas. Como guerreiros, a lealdade dos Toposa foi aberta à maior oferta, especialmente durante os 50 anos de guerra civil.
A organização política não é aparente, embora sejam respeitados os anciãos, as autoridades tradicionais e os sábios. A maioria das decisões sobre o clã ou a comunidade são tomadas em reuniões nas quais os homens participam. As mulheres permanecem em casa a cultivar, a cozinhar e a criar os filhos.
A cultura Toposa é transmitida oralmente por meio de canções, danças, músicas, poemas e contos atraentes. Recentemente, foram introduzidas melhorias nos cuidados de saúde, no abastecimento de água e nos serviços veterinários. Muitas crianças Toposa agora estudam, mas a taxa de alfabetização continua baixa. As mulheres começam a assumir um papel mais destacado na resolução de conflitos.
Como podem ser alcançados?
O povo acredita na existência de um ser supremo e em espíritos ancestrais, que podem ajudar a superar problemas como secas ou epidemias no seio dos seus rebanhos. Essas crenças juntamente com o catecismo católico, com encantos e animismo constituem a sua consciência espiritual.
O número de cristãos confessos é inferior a um por cento. Os missionários ensinaram aos principais líderes um modelo de discipulado de “narração” oral de histórias bíblicas que foi. Este movimento iniciado por esses pioneiros agora começa a multiplicar-se. Pessoas de coração servil com aptidões profissionais em áreas como a medicina, a medicina veterinária, a agricultura e o desenvolvimento de projectos hídricos, encontrarão oportunidades para alcançar eficazmente os Toposa.
Algumas partes da Bíblia já foram traduzidas para a sua própria língua.
Peça a Deus para :
- Enviar missionários dotados de aptidões agrícolas, médicas e veterinárias para alcançar o povo Toposa.
- Providenciar tradutores, para que as pessoas tenham a Bíblia completa na sua própria língua materna.
- Proporcionar obreiros evangélicos que sejam habilitados na partilha oral das Escrituras.
- Ajudar os Toposa a manterem boas relações entre eles e os povos na circunvizinhança.