Verissimo Francisco, Missionário no Kuvale de Angola
Há três anos que sou missionário entre o povo Kuvale, e viajo frequentemente rio abaixo para preparar o terreno entre o povo Thimba e Himba do sul de Angola.
Nasci numa cidade costeira do sul de Angola e cresci numa igreja que combinava crenças evangélicas com práticas tradicionais africanas. Aos 17 anos, entrei para um clube de fi losofi a na escola onde discutiram várias questões, e alguns cristãos começaram a frequentar a escola.
Foi através deste grupo que conheci o Senhor, mas assim que informei os meus pais, expulsaram-me para a rua. Amigos acolheram-me e, pela graça de Deus, fui para a formação de advogado. Mesmo com a promessa de muitas ofertas de emprego, fi quei desesperadamente insatisfeito com a vereda em que me encontrava. Eventualmente, saí da escola e viajei para a aldeia, pedindo a Deus que me mostrasse o que fazer.
Influência de pastores como John Piper alimentaram a minha paixão por povos não alcançados. Nessa altura, recebi convite de uma agência missionária, mas sem qualifi cação, o governo não me permitiria pregar! Licenciei-me em teologia e missões pelo Instituto Superior de Teologia no Lubango (ISTEL) e hoje trabalho entre os Kuvale junto a uma agência missionária.
Sinto realmente que os missionários locais têm uma vantagem sobre os missionários estrangeiros. Ao crescer no mesmo país que o Kuvale, tenho menos barreiras culturais e sou mais facilmente aceito entre eles. Sou apaixonado por este trabalho.
Ore:
- Filme de Jesus na língua Kuvale
- Tradução da Bíblia na língua Kuvale
- A igreja em Angola encontra um coração para missões