fbpx Skip to content

Grupos de pessoas: Baka

O povo Baka, localizado no sudeste dos Camarões, são os maiores de vários grupos pigmeus espalhados pela África Central. O povo pigmeu tende a ser pequeno em estatura, com homens adultos não mais altos do que 1,55cm.

Os Baka adoram o espírito da fl oresta chamado Jengi (também conhecido como Djengui ou Ejengi) e veem-no como essencial para sustentar o seu modo de vida.

A maioria dos Baka vive em pequenas aldeias, espalhados pelas fl orestas da bacia do rio Congo. Tendem a ser caçadores-coletores, colhendo a sua comida diária, dos animais e plantas da fl oresta tropical. À medida que mais árvores são abatidas e mais animais são afetados, torna-se cada vez mais difícil sustentar as suas famílias. Muitos começaram a fazer plantações para adicionar à sua escassa dieta alimentar. A maioria dos Baka trabalha para as tribos agrícolas vizinhas, mas o salário é baixo e são frequentemente maltratados.

Outras tribos menosprezam-lhes devido à sua estatura física e estilo de vida. Mas também reverenciam a sua “espiritualidade” e ligação com a natureza, recorrendo a eles para medicamentos e porções.

Os Baka carregam um complexo de inferioridade vendo o seu desprezo pelos outros como prova da sua inferioridade. O alcoolismo e o uso de drogas contribuem para a divisão na própria sociedade.

Entre os Baka, encontram-se, há mais de 16 anos, missionários da World Team (Equipa Mundial), que continuam a aprender sobre a sua língua e cultura, como também a evangelizar e a discipular. Estão a trabalhar para formar pastores e líderes, encorajando-os a usar a sua cultura e habilidades de modo a tornarem suas vidas melhores e igrejas fortes para sua comunidade.

Os poucos líderes eclesiásticos frequentemente trabalham juntamente com agricultores vizinhos. Isto afasta-os do seu trabalho eclesiástico.

A sua vida nómada e os seus locais remotos tornam a educação mais difícil. A maioria dos Baka usa métodos orais para transmitir as suas tradições. A agência missionária, SIL, criou uma compilação de 37 histórias bíblicas de forma a serem usadas no evangelismo e no ensino.

Embora existam algumas igrejas pequenas e em crescimento, elas não têm um forte testemunho evangélico.

Resumindo:

  • O povo Baka acredita num deus criador, Komba, que o vêem distante. Por isso, os Baka seguem Jengi, o espírito da fl oresta, confi ando que ele irá cuidar deles.
  • A caça e a pesca são atividades essenciais na cultura Baka , e constroem barragens para apanharem peixes.
  • Muitos Baka estão demasiado ocupados com a sobrevivência diária para considerar às coisas espirituais.

Pedidos de oração:

  • Trabalho frutífero para os que estão a aprender a língua Baka e a traduzir a Bíblia para a língua do povo Baka.
  • Que o Senhor responda às orações dos cristãos Baka, para aumentar a sua fé em suas situações isoladas.
  • Que haja união e bençãos entre as várias igrejas e ministérios envolvidos com os Baka, e que os crentes Baka se ergam e alcancem o seu próprio povo.

Fonte: Wikipédia e missionários do World Team (Equipa Mundial)

Fotos: Jordi Zaragoza Angles

share
share
Instagram
contact us
contact us
contact us