fbpx Skip to content

Construindo igrejas com mais espírito missionário

Por Ndivhuho Ranwedzi, Pr. Presidente, A Missão de Fé Apostólica da África do Sul, Centro de Avivamento em Atteridgeville.

Uma instrução que a igreja moderna não deve esquecer encontra-se em Mateus 28:19 (ARC): “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizandoas em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Gostaria de refletir sobre o aspeto do verbo “ir” sob a perspetiva da igreja moderna.

Uma igreja ativa não se limita ao seu edifício, mas preocupa-se com o seu ambiente fora das suas paredes, tanto local como global. Consegue imaginar uma igreja cujo interesse é ver somente pessoas a afluir ao edifício todos os domingos, sem conhecer realmente o seu ambiente? Certamente que essa igreja estará desligada das realidades da comunidade e do mundo em geral e poderá em breve tornar-se irrelevante.

É imperativo que um pastor reflita sobre o papel da igreja em resposta aos desafios da sociedade dentro da sua comunidade e fora dela. A abordagem terá de ser uma estratégia de missão intencional que conecte a igreja e a comunidade. Embora as pessoas possam ser atraídas para uma determinada igreja, continua a ser da responsabilidade da igreja “ir”, em vez de somente “esperar”. Uma igreja não deve ser meramente atraente na sua abordagem, mas também missionária. Quando a igreja é apenas atractiva, ela perde a oportunidade de impactar o mundo. Os presbíteros, como líderes nomeados da igreja, são a chave para focalizar uma igreja em missões, e uma forma de o fazer é através de programas de formação e capacitação em missões.

O trabalho missionário tem sido mais empregado pela Igreja Católica e pelas denominações Protestantes tradicionais do que pelos Pentecostais, que são conhecidos por operarem de forma mais independente. No entanto, a maioria destes ministérios independentes dispõe de recursos para levar a cabo a tarefa e causar um grande impacto. Na maioria dos casos, começam com um aroma missionário, mas normalmente atingem uma fase em que se tornam mais atraentes, especialmente quando se tornam bem conhecidos. Gostaria de encorajar os pastores das igrejas, particularmente os ministérios independentes, a restabelecer a ligação com Mateus 28:19.

share
share
Instagram
contact us
contact us
contact us