fbpx Skip to content

Podemos adorar a Deus com nossas habilidades

By Dr. Joshua Bogunjoko

“O SENHOR Deus disse a Moisés: Eu escolhi Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, e o enchi com o meu Espírito. Eu lhe dei inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico.”

“Escolhi Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, para trabalhar com ele. Dei também capacidade a todos os homens habilidosos para fazerem todas as seguintes coisas que eu mandei: a Tenda da Minha Presença, a arca da aliança e a sua tampa, todos os objectos da Tenda.” (Êxodo 31: 1-2; 6-7 NTLH).

Muitas pessoas consideram os seus dons e competências simplesmente como meios de subsistência, um meio para um fim – nosso próprio fim. Vender as nossas habilidades para viver uma vida confortável, sustentar a nossa família e ter uma vida boa é uma ambição comum. Não há nada de errado com a ambição. A questão é, se fomos criados simplesmente para o nosso próprio gozo ou para algo maior. A nossa habilidade é unicamente para venda ou é para adorar a Deus?

Em Êxodo, Deus instrui Moisés a construir um tabernáculo onde a sua presença pudesse habitar e em volta do qual o seu povo pudesse adoráLo. O trabalho exigiria materiais consideráveis, mas também um alto nível de capacidade artística. Como Moisés conseguiria alcançar isso? Bem, Deus teve uma resposta.

Construindo tabernáculos humanos

Encontramos nessa passagem várias lições relevantes para missões hoje. Em primeiro lugar, Deus é o iniciador de todo o seu trabalho em nós e através de nós, e Ele é o dador de todas as habilidades e dons – mesmo aqueles que pensamos que adquirimos. É verdade que Bezalel e Aoliabe trabalharam arduamente para se tornarem artesãos qualificados. No entanto, o Senhor disse que Ele não só os chamou e os designou, mas que também lhes havia concedido a capacidade de adquirir essas habilidades: “e o enchi com o meu Espírito. Eu lhe dei inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico.” (Êxodo 31:3).

Depois Deus providenciou outros artesãos habilidosos para se juntarem a esta obra. Finalmente, o povo de Deus teve a vontade necessária para ofertar os materiais necessários. Tanto Bezalel quanto Aoliabe, bem como os filhos de Israel, reconheceram que os dons e as habilidades de Deus não lhes foram concedidos para adquirirem mais benefícios para si próprios. Eles foram feitos para adorarem a Deus e para a construção do tabernáculo de Deus.

O Senhor continua a chamar pessoas com diversas aptidões para se envolverem na sua obra de construir tabernáculos humanos, a morada do Espírito Santo. Ele adota as pessoas com diversos dons espirituais e todos os tipos de conhecimento e competências para este trabalho. Ele usa aqueles que possuem competências em medicina, engenharia, contabilidade, teologia, educação, direito, construção, agricultura, canalização, enfermagem, informática e outros! Essas habilidades vieram do Senhor para que cada um de nós possa usá-las para torná-Lo conhecido. Elas podem ser entreguem ao Salvador para o bem daqueles que, de outra forma, viveriam e morreriam sem nunca ter ouvido as Suas boas novas.

Deus usa profissionais

Faz 21 anos, eu e minha esposa Joana decidimos colocar à disposição de Deus a nossa competência na medicina, para a Sua missão global. Fomos abençoados por ver Deus usando tão pouca oferta na vida de pacientes e suas famílias num hospital missionário num país maioritariamente muçulmano. Vimos a porta de uma aldeia 100 por cento muçulmana a abrir ao Evangelho por causa do dom da medicina. Vimos jovens tornarem-se discípulos de Jesus – e agora eles levam o Evangelho aos outros.

Muitos que ainda vivem sem a luz do Evangelho não acolherão um missionário tradicional, mas acolherão um profissional qualificado. Muitos daqueles que nos trouxeram o evangelho são, eles mesmos, profissionais.

A única habilidade que Deus não pode utilizar é aquela que não foi entregue a Ele como um acto de culto. Ofereçamos-Lhe, hoje, os nossos dons e habilidades para a Sua missão global.

share
share
Instagram
contact us
contact us
contact us